data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Alunos trabalharam nas roupas por cerca de 30 dias e usaram diversos materiais recicláveis
A professora de espanhol Danielle Prates da Rosa, da Escola Medianeira, teve a ideia de colocar em prática uma atividade do livro: roupas com materiais recicláveis. Ela fez a proposta aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que aceitaram o desafio. Mas a educadora foi além e conversou com a professora de matemática e geometria Patricia Pavanatto para que o projeto fosse integrado entre as disciplinas.
Saiba como são escolhidos os professores corretores das redações do Enem
Assim, as crianças aprenderam sobre as peças de vestuário e de materiais reciclados em espanhol. Já com a matemática, descobriram sobre quantidades, multiplicação e divisão, e com a geometria, as formas e como calcular tamanhos.
O resultado do trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, durante a Mostra Pedagógica da escola. A estudante Eduarda Baldoni de Oliveira, 12 anos, usou um conjunto de saia e blusa pretos com detalhes que ela fez em lacres de latas prateados.
- Eu já juntava lacres porque ia pedir para minha tia uma cortina de crochê e lacres. Mas quando a professora deu a ideia das roupas, mudei o foco. Minha vizinha e minha mãe me ajudaram - conta a menina, que salienta que tudo ficou pronto em menos de 15 dias.
UFSM promove fórum para ouvir e conhecer demandas da comunidade
Além de roupas, os alunos também fizeram acessórios, como cintos, chapéus, colares, brincos, pulseiras, anéis, bolsas e sapatos. Tudo com materiais recicláveis e reutilizando roupas que estavam em desuso para serem a base.
As professoras trabalharam no projeto ao longo de 30 dias em sala de aula.