interdisciplinar

VÍDEO: projeto escolar ensina espanhol, matemática e reciclagem de materiais

Joyce Noronha

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Alunos trabalharam nas roupas por cerca de 30 dias e usaram diversos materiais recicláveis

A professora de espanhol Danielle Prates da Rosa, da Escola Medianeira, teve a ideia de colocar em prática uma atividade do livro: roupas com materiais recicláveis. Ela fez a proposta aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que aceitaram o desafio. Mas a educadora foi além e conversou com a professora de matemática e geometria Patricia Pavanatto para que o projeto fosse integrado entre as disciplinas. 

Saiba como são escolhidos os professores corretores das redações do Enem

Assim, as crianças aprenderam sobre as peças de vestuário e de materiais reciclados em espanhol. Já com a matemática, descobriram sobre quantidades, multiplicação e divisão, e com a geometria, as formas e como calcular tamanhos.

O resultado do trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, durante a Mostra Pedagógica da escola. A estudante Eduarda Baldoni de Oliveira, 12 anos, usou um conjunto de saia e blusa pretos com detalhes que ela fez em lacres de latas prateados.

- Eu já juntava lacres porque ia pedir para minha tia uma cortina de crochê e lacres. Mas quando a professora deu a ideia das roupas, mudei o foco. Minha vizinha e minha mãe me ajudaram - conta a menina, que salienta que tudo ficou pronto em menos de 15 dias.

UFSM promove fórum para ouvir e conhecer demandas da comunidade

Além de roupas, os alunos também fizeram acessórios, como cintos, chapéus, colares, brincos, pulseiras, anéis, bolsas e sapatos. Tudo com materiais recicláveis e reutilizando roupas que estavam em desuso para serem a base.

As professoras trabalharam no projeto ao longo de 30 dias em sala de aula.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Enem: veja tudo o que você precisa saber sobre o segundo dia de provas

Próximo

UFSM promove fórum para ouvir e conhecer demandas da comunidade

Educação